O 4º Festival de Escalada de Itatim é um evento esportivo que irá reunir escaladores na cidade e apresentar a escalada ao público interessado.

Durante três dias de atividades diversas o evento fomentará o esporte, divulgando a cidade de Itatim como um dos melhores lugares do mundo para a prática de escalada.

 

As primeiras edições, realizadas em 2014 e 2015, foram um sucesso. Após um hiato de 7 anos, a Associação de Escaladores de Itatim (AEI), à frente da organização, retomou em janeiro de 2023 o ciclo anual do evento. Agora, mantendo a continuidade das atividades, a quarta edição acontecerá nos dias 29, 30 e 31 de março de 2024.

 

 

 

 

 

 

Programação


29 de março de 2024 (sexta-feira)

08:00
Recepção/Credenciamento (Alojamento)

08:00
Escalada Livre

14:00
Oficinas

  • TAR com Cauí Vieira*
  • Escalada para Iniciantes (Inscrição no Plano Sou de Itatim)

19:00
Abertura Oficial

19:30
Palestra: Da Bahia ao FitzRoy com Camila Nicolau e Guilherme Pahl

20:30
Sorteio de Brindes

 

 

30 de março de 2024 (sábado)

06:00
Início do Desafio Trad.**

07:00
Credenciamento (Alojamento)

08:30
Prática de Yoga (Alojamento)

09:00
Oficina

  • Queda e Comprometimento com Gabriel Veloso*

14:00
Oficina

  • TAR com Daniel Casa*
  • Escalada para Iniciantes (Inscrição no Plano Sou de Itatim)

17:00
Fim do Desafio Trad.

19:00
Confraternização na Praça da Cidade

  • Sorteio de Brindes
  • Premiação dos Desafios
  • Muro de Escalada para crianças

21:00
Show

 

31 de março de 2024 (domingo)

07:00
Prática de Yoga (Alojamento)

09:00
Passeio Guiado para Pinturas Rupestres*

 

 

Além do kit, a inscrição dá direito a participar de todas as oficinas, palestras, sorteios e garante acesso ao alojamento gratuito.

 

 

*  Atividades com vagas limitadas, inscreva-se durante o credenciamento.

 

** Desafio Trad – REGULAMENTO

 

A competição será no sábado, dia 30/03 em Itatim, durante e exclusivamente para os inscritos no 4º Festival de Escalada de Itatim.

 

Podem se inscrever no desafio duplas de escaladores inscritos no evento podendo ser masculinas, femininas ou mistas, porém não há diferenciação de categorias na premiação. INSCREVA-SE no desafio antecipadamente por e-mail ou na sexta feira (29) durante o credenciamento!

 

Vencerá a dupla que fizer mais pontos conforme tabela abaixo, caso haja empate usaremos os critérios de desempate descritos abaixo.
A dupla vencedora será premiada com brindes e equipamentos fornecidos pelos patrocinadores do evento durante a noite de sábado.

 

Cada cume só será contabilizado uma única vez por dupla.

 

Para pontuar a dupla de escaladores deve alcançar o CUME (não somente o final da via) do morro em questão por alguma via de escalada, tendo tirado três fotos para comprovação, sendo uma foto com o card na base, uma na via e uma no cume de cada escalada (solicite o seu card no credenciamento do evento).

 

O tempo útil para pontuar será entre 6h da manhã (largada no ponto de apoio a ser divulgado) e 17h, sendo assim, serão aceitas fotos no cume até 16:59, após esse horário os participantes são livres para rapelar/descer mas não pontuarão mais.

 

Durante as escaladas é obrigatório o uso de capacete e equipamentos de segurança completo, porém não é necessário encadenar as vias, sendo aceito técnicas de artificial exceto uso de clipstick e cordas pré fixadas.

 

O deslocamento entre os morros é livre e fica a critério dos participantes.

 

As fotos e os nomes das vias escaladas devem ser enviadas via WhatsApp para o número 75 99834-4841 até as 18:00 do dia 30/03 para apuração.

 

PONTUAÇÃO

 

Ponta Aguda 100
Napoleão 50
Caixa D’água 90
Enxadão 200
Talhado 180
Pedra Riscada 100
Pedra do Sapo 90
Dedão 70
Fonte 130
Fonte Nova 140
Toca 80
Crocodilo Leste 140
Crocodilo Oeste 90
Peitinho 100

 

CRITÉRIO DE DESEMPATE

 

Maior quantidade de cumes alcançados;
Somatório dos 3 cumes mais vialiosos;

 

Palestras e Oficinas

 

 

 

 



Sorteios

Todos os inscritos terão direito a participar dos sorteios on-line pré evento. Esses prêmios serão entregues no evento (dia 30 de janeiro, a partir das 20h).

 

Os ganhadores dos prêmios sorteados on-line que não estiverem presentes no evento podem entrar em contato até 15 dias após para solicitar o envio dos prêmios (custos por conta do ganhador).

 

Para os sorteios de brindes, realizados durante o evento, somente ganhadores presentes no local do sorteio serão contemplados.

 

 

 

E aí, já fez a sua inscrição?

 

 

 

 

 

 

 

Por que é importante se inscrever?

Mais do que fazer parte do 4º Festival de Escalada de Itatim, sua inscrição e participação no evento contribuem para o fortalecimento da comunidade de escaladores de Itatim e consequentemente ajudam a consolidar a escalada em todo o Brasil.
Inscreva-se e contribua. A escalada só tem a ganhar!

 

Unidos somos melhores.

 



 

 

Quem pode participar do Festival?

Apesar de ser um evento naturalmente voltado para escaladores, experientes e iniciantes, também haverá monitoria para novatos, na Sexta e no Sábado.

Então se você ainda não escala mas tem vontade de conhecer mais sobre o esporte, chegue mais!

 

 

 

 

Tem muita escalada em ITATIM

           

 

 

 

Inscreva-se agora

 

 

* Além do kit, a inscrição dá direito
a participar de todas as oficinas,
palestras, sorteios e garante acesso
ao alojamento gratuito.

 

 

 

 

Setores _________________

São 30 setores de escalada, com quase 500 vias – tradicionais e esportivas.

Entre os setores mais frequentados estão:


Morro da Toca, Enxadão, Ponta Aguda, Napoleão, Jararaca, Fonte, Crocodilo
.

 

É só escolher um e tocar pra cima.

 

A grande maioria dos setores possui acesso fácil e rápido. É mais tempo naquilo que interessa – Escalar.

 

 

 

2 das 50 Vias Clássicas do Brasil.

Arco da Toca

Além de ser uma das vias mais desejadas e uma das mais famosas da região, a “Arco” é uma das linhas mais esteticamente bonitas da região.

 

 

O Jardineiro

Icônica é a palavra que melhor define essa via. Praticamente uma linha reta, em uma das maiores e mais imponentes montanhas da região, “O Jardineiro” é desejo de 10 entre 10 escaladores, iniciantes ou experientes.

 

 

Inscreva-se agora

 

 

* Além do kit, a inscrição dá direito a participar de todas as oficinas, palestras, sorteios e garante acesso ao alojamento gratuito.

 

 

 

 

CONFIRA O MAPA E BONS VENTOS.

utilize o ícone do canto superior esquerdo para ver as listas.

 

Localização Privilegiada

Itatim é o portal da aventura na Bahia. Praticamente na metade do caminho entre Salvador e a Chapada Diamantina.

 

Partindo de:

Salvador – 210 Km

Lençóis – 238 Km

Andaraí – 234 Km

Mucugê – 238 Km

Vias Tradicionais

Lar de duas das 50 vias clássicas do Brasil, Itatim é um paraíso para paredeiros de todos os níveis.

 

 

 

Vias Esportivas

Se você curte as vias esportivas, Itatim é completa! São centenas de vias de graus e estilos variados, que vão de positivos, negativos, tetos, regletes e agarrões.

 

 

Recomendações aos Participantes

O sertão baiano é quente e a caatinga, o bioma predominante, é linda e espinhenta. Portanto, uma boa camiseta UV, protetor solar, calça e calçado fechado são altamente recomendáveis. Ah! E não esqueça de ter sempre água ou outro líquido para se hidratar!

 

 

 

Serviços em Itatim

Em Itatim, você tem dois supermercados de médio porte e diversos de mercadinhos de bairro. A cidade também possui farmácias, posto de saúde, restaurantes diversos e pizzarias.

O serviço bancário é limitado. O município tem apenas uma agência bancária (Bradesco), uma lotérica para transações Caixa Econômica, para quem é correntista do Banco do Brasil, a Farmácia Popular e o Supermercado Scala possuem um caixa conveniado para saques (no Scala, até o meio dia). Mas, o serviço é limitado e atende a toda a cidade. Portando se prefere dinheiro em espécie, saque antes de vir.

Mas, a boa notícia é que a maioria dos estabelecimentos aceitam cartões e Pix.

Então, nada de desespero!

 

 

 

Dúvidas

 

E-mail: aei.escaladaitatim@gmail.com

 

 

Instagram: @aei.escalada

 

 

 

Inscreva-se agora

 

 

 

* Além do kit, a inscrição dá direito a participar de todas as oficinas, palestras, sorteios e garante acesso ao alojamento gratuito.

 


Desde que as primeiras vias foram abertas em Itatim, em 1997, Itatim passou a atrair escaladores de diversos lugares do país e do mundo. Alguns deles, se apaixonaram tanto pela região que passaram a residir aqui ou a frequentar constantemente, em busca das mais de 400 vias de escalada. Isso acabou criando uma comunidade unida e coesa.

 

Com a intensificação da frequência de escaladores em Itatim, que aconteceu nos últimos anos, sentimos a necessidade de organizar a comunidade, usando como base as práticas de mínimo impacto e as demais normas e princípios éticos que regem as principais entidades relacionadas à escalada e ao montanhismo mundial.

 

Esse trabalho visa não apenas o desenvolvimento sustentável da escalada, mas salvaguardar a segurança e a saúde dos escaladores (experientes e novatos), proteger a fauna e flora locais, fortalecer os laços e o diálogo entre a comunidade de escaladores, a comunidade local e os demais públicos interessados.

 

 

Por isso, temos o prazer de anunciar o nascimento da AEI – Associação de Escaladores de Itatim.

 

 

Fiquem atentos às próximas comunicações para saber como se associar e ficar por dentro de tudo o que acontece por aqui.

 

 

Patrocínios 

 

K’mon!